Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

DICAS PARA O USO DO GLP (BOTIJÃO OU CILINDRO) COM TRANQUILIDADE E SEGURANÇA

 

 

O cuidado deve começar no momento da aquisição do botijão ou cilindro. Recipiente sem lacre ou sem marca visível (estampada em alto relevo no corpo do recipiente) deve ser recusado. A compra deve ser feita somente em revendas autorizadas, com entregadores devidamente identificados. Além disso, ao receber o produto, o consumidor deve se certificar de que a marca estampada em alto relevo no recipiente é a mesma do lacre e do rótulo de segurança.

 

Outro cuidado importante é com a instalação. Reguladores e mangueiras devem conter o símbolo do INMETRO, o número da norma técnica de fabricação, além das datas de validade impressas em seu corpo (esses equipamentos têm prazo de validade de cinco anos). O uso de reguladores e mangueiras vencidas pode causar vazamento. Importante observar que para a fixação da mangueira no regulador e no fogão deve-se utilizar abraçadeiras. Após a instalação, é importante verificar se há vazamento com um teste simples, que consiste em colocar espuma nas duas extremidades da mangueira.

 

 

FIQUE ATENTO PARA AS DICAS SOBRE ARMAZENAMENTO E INSTALAÇÃO DO RECIPIENTE:

 

Onde armazenar o recipiente

• Coloque o recipiente sempre em locais ventilados, para facilitar a dispersão do gás em caso de vazamento;
• Nunca armazene o botijão em compartimentos fechados (armários, gabinetes, vãos de escada, porões etc.);
• Nunca coloque o botijão próximo a tomadas, interruptores e instalações elétricas (mantenha distância mínima de 1,50m);
• Nunca instale o botijão próximo a ralos ou grelhas de escoamento de água (mantenha distância mínima de 1,50m). Por ser mais pesado que o ar, o gás pode se depositar nesses locais, em caso de vazamento. Assim, qualquer chama ou faísca poderá provocar um acidente;
• De preferência, o botijão deve ficar do lado de fora da cozinha em local arejado, coberto e protegido das intempéries, desde que não fique confinado.

 

Fonte: LIQUIGAS